MENU

02/09/2024 às 13h19min - Atualizada em 03/09/2024 às 00h00min

Equipe do Instituto Ramacrisna é destaque no Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Mentes de Aço

Etapa final da competição ocorreu no último sábado e levou 13 enxadristas betinenses ao pódio

CAROLINA NOGUEIRA
Divulgação
No último sábado, 31, a capital mineira recebeu a etapa final do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Mentes de Aço, realizado pela Federação Mineira de Xadrez em parceria com a Fundação Arcelor Mittal. A etapa final do campeonato reuniu 134 participantes, classificados no decorrer das 14 etapas realizadas anteriormente em diversas regiões de Minas Gerais.
O Instituto Ramacrisna, de Betim, se destacou no campeonato, levando para casa sete troféus e seis medalhas – de primeiros lugares e segundo-lugares, respectivamente – a delegação com o maior número de enxadristas a subir ao pódio. Além disso, a equipe ainda conquistou dois 4º lugares, um 5º lugar e dois 7º lugar.

O instrutor da equipe, Bruno Jacomini, conta que o resultado é fruto da dedicação diária dos alunos. “Nossos alunos tiveram a oportunidade de disputar o torneio com enxadristas promissores de diversas regiões e alcançaram um resultado expressivo, fruto de muito treino e do trabalho realizado ao longo do ano. ”, conta.

O circuito

O Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Mentes de Aço é um Projeto Esportivo, com acesso gratuito, executado através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESE). O evento se iniciou em outubro de 2023 e contou com 14 etapas classificatórias realizadas em diversas regiões de Minas gerais e um total de 900 enxadristas.

Xadrez no Ramacrisna

As aulas de xadrez fazem parte da grade de atividades dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Ramacrisna e ocorrem duas vezes por semana e fazem parte das atividades dos alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), por meio do projeto Vencer, Acreditar, Lutar, Engajar (VALE), realizado em parceria com a Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Além disso, o projeto também atende uma equipe especial de alunos, que recebem um treinamento mais intenso, focados na profissionalização do esporte.

As aulas focam no tripé aprendizado, diversão e resultado. “Acreditamos que aprender deve ser um processo prazeroso, já que, quando os alunos se divertem, a absorção do conteúdo ocorre de maneira mais natural e eficaz. Com isso, conseguimos resultados expressivos tanto dentro quanto fora do tabuleiro. Durante o ano, atendemos cerca de 200 alunos, divididos em ciclos de aprendizagem. Enquanto isso, a equipe de xadrez treina de forma permanente, sempre buscando aprimorar suas técnicas e estratégias”, aponta.

O impacto do projeto vai além das aulas de xadrez. Isso porque os alunos do Ramacrisna são destaques em competições regionais e estaduais, conquistando prêmios em eventos como os Campeonatos Mineiros de Categoria, Jogos Escolares de Minas Gerais, Circuito Mineiro de Xadrez Escolar e Jogos Estudantis de Betim, por exemplo.

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.
O Ramacrisna possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos e já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 2 anos seguidos (2022 e 2023).  Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo Que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.
Em 2021, conquistou o Selo A+ que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência. Em 2020 recebeu o selo ONG Transparente, e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, todas concedidas pelo Instituto Doar. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA NOGUEIRA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://aredacaorj.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp