MENU

16/01/2024 às 16h28min - Atualizada em 17/01/2024 às 00h00min

Tecnologia Dry® é fundamental para manter a qualidade dos suplementos nutricionais no período das águas

Raphaela Candido
Foto Divulgação Trouw

As chuvas são essenciais para atividade agropecuária, no entanto, a interação da água com os suplementos minerais linha branca pode causar perda da qualidade destes produtos: causar o empedramento no cocho, reduzir o consumo e afetar a produtividade dos animais.

O período de chuvas é o momento ideal para potencializar o ganho de peso dos bovinos, devido à combinação de pasto de qualidade e suplementação adequada. Contudo, neste período ocorre maior exposição do suplemento mineral à água. Esta situação pode causar um desbalanceamento da mistura mineral, uma vez que alguns componentes do suplemento como o Sódio e Zinco, por exemplo, podem ser lixiviados com a ação da água, além dos problemas com o empedramento do mineral no cocho. “Além de comprometer o desempenho dos bovinos, a deficiência de minerais pode acarretar redução da imunidade e aparecimento de problemas reprodutivos. Atender aos requerimentos dos bovinos é fundamental”, alerta Felipe Landim, consultor técnico beef da Trouw Nutrition.

A exposição dos minerais à chuva pode comprometer a qualidade do suplemento fornecido aos bovinos. O problema resulta tanto em perdas diretas devido a perda de qualidade, desperdício do produto e perdas zootécnicas.

O emblocamento do suplemento reduz o consumo diário de mineral e, consequentemente, o desempenho. Como ilustra a pesquisa feita por Ortolani (1999), à medida que a forma de apresentação do suplemento mineral passa de farelado para parcialmente emblocado ou firmemente emblocado (empedrado), há uma redução do consumo de 60 +/- 5g para 27 +/- 15g/cabeça/dia e do ganho médio diário (0,52 para 0,455 kg/cabeça/dia) de bovinos em pastejo.

Influência da forma do suplemento mineral oferecido no consumo e ganho médio diário (GMD) dos animais:


FONTE: ADAPTADO DE ORTOLANI (1999)

Os produtores devem se atentar ainda que os cochos estejam cobertos, já que os suplementos podem ser molhados em razão das chuvas com ventos. As regiões com alta umidade relativa do ar também pode ter alteração na forma de apresentação do suplemento mineral. “Em propriedade com pouca estrutura de suplementação, arrendamentos, alta incidência de chuvas e dificuldade operacional na salga dos animais, a tecnologia Dry®, da Trouw Nutrition, é indispensável, pois mantém os suplementos sempre farelado e seco, preserva sua qualidade e aparência física após exposição à chuva ou à umidade do ambiente”, recomenda Landim.

A Trouw Nutrition oferece aos pecuaristas soluções específicas durante o período de chuvas, como os suplementos minerais não proteicos da linha Bellman. “As soluções com tecnologia Dry® são formuladas para atender às necessidades de cria, recria e engorda do gado, proporcionando uma abordagem completa e eficaz para a suplementação mineral em condições desafiadoras, como de chuvas intensas”, conclui o consultor.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://aredacaorj.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp