MENU

28/11/2023 às 12h28min - Atualizada em 04/12/2023 às 00h00min

Novembro Azul Pet: os animais de companhia também podem ter câncer de próstata. Saiba como prevenir e tratar

A alteração de próstata mais comum em cães é a Hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB

Fernanda de Souza Martins
FREEPIK

 A campanha "Novembro Azul" é geralmente associada à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. No entanto, esse conceito também tem sido aplicado aos animais de estimação e destaca a importância da saúde dos animais, especificamente dos machos. "A campanha nesse mês tem como intuito alertar e informar os tutores que os pets também podem apresentar alterações prostáticas, além disso, orienta sobre os cuidados necessários e a rotina de exames regulares para o bem-estar dos pets", explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil.

A alteração de próstata mais comum em cães é a Hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB. Essa enfermidade está diretamente associada ao envelhecimento, sendo mais comum em machos idosos não castrados, é geralmente de natureza benigna e a maioria dos casos se resolve com a castração do pet.
Além da HPB, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de próstata também pode ocorrer, com maior frequência em cães, com idade entre seis e sete anos de idade. O problema acomete aproximadamente 4% dos cães com mais de sete anos e, se o pet não for castrado, esse percentual dobra. Gatos também podem ser acometidos por essa doença.

De acordo com a médica veterinária da Syntec, "somente o veterinário pode identificar a doença em alguns casos, tanto no exame físico, quanto em exames complementares como o ultrassom. Além disso, as alterações de próstata, costuma se manifestar juntamente com outros sinais, como dificuldade de urinar, sangue na urina e até dificuldade de defecação".

A médica-veterinária lembra que "muitas vezes os sinais podem ser silenciosos, sendo importante manter a rotina de consultas e exames preventivos dos animais em dia – o que contribui para o diagnóstico precoce. Dessa forma, o bem-estar do animal é preservado e os tratamentos podem ser mais eficazes, garantindo a qualidade de vida.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://aredacaorj.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp